4º Passo Para Uma boa Gestão Rural

Postado em 25 de junho de 2022

4º Passo Para Uma boa Gestão Rural

Olá! Sou Adriana Barcelos, sócia da empresa Rural Organiza, de Campos de Júlio – MT e estamos em nosso sétimo episódio da série de podcasts com dicas sobre Gestão Rural.

Agora, também temos um canal no Youtube da Rural Organiza, onde iremos postar vídeos com dicas práticas para serem utilizadas no seu dia a dia de gestor. Inscrevam-se para receberem as notificações das novidades.

Chegamos na metade do caminho para finalizarmos a organização básica de nossa propriedade rural. Já temos um sistema automatizado voltado para a atividade rural para registrar todas as informações de nossa propriedade, já temos o fluxo de caixa organizado e conhecemos todo o nosso parque de máquinas, implementos, equipamentos e veículos.

Sobre o fluxo de caixa, para quem ainda não conseguiu desenvolver sua própria planilha ou o seu sistema ainda não fornece essa opção, desenvolvemos uma planilha fácil de se manusear, que permite simulações de resultados futuros e que lhe entrega um resumo de tudo separado por dólar ou reais. Creio que vá ajudá-los nessa missão de gerir suas propriedades. O link da compra está em nossa Bio do Instagram.

Agora, nosso 4º Passo para se ter uma boa gestão rural é: CALCULAR O CUSTO DA HORA MÁQUINA PARA POSSIBILITAR O REGISTRO DAS OPERAÇÕES POSTERIORMENTE.

Para o cálculo da hora máquina, é preciso levar em consideração a depreciação por hora, o valor da mão de obra do tratorista por hora, despesas médias com combustíveis, lubrificantes e reparos por hora, bem como os juros sobre remuneração do capital investido na máquina também por hora. Parece algo bem complicado, né? Todavia, vamos facilitar esse processo para vocês, ouvintes, porque o nosso propósito é esse: FACILITAR A VIDA DO GESTOR RURAL.

Há sites que fornecem esse cálculo, mas eu não sei quais os parâmetros que eles levaram em consideração. Portanto, não posso indicar nenhum deles.

Por outro lado, vou fornecer a planilha que eu utilizo para o cálculo da hora máquina. Ela é simples, intuitiva e nos fornece as variáveis que foram levadas em consideração. Quem me forneceu esse material foi o meu professor Aldo Nuss, da turma de MBA em Contabilidade Rural e Gestão de Agronegócio da faculdade Ajes de Juína-MT.

E, para quem visitar o nosso canal, inscrever-se nele para receber as notificações de novos vídeos e comentar no vídeo sobre a planilha de custo de hora máquina, dizendo: “EU QUERO A PLANILHA” e colocando email na sequência, eu enviarei o arquivo em Excel da planilha para o email informado nos comentários.

Percebam que o passo a passo que estamos traçando é razoavelmente simples, demandando apenas o empenho exigido para a função de gestor. São passos simples, mas certeiros no rumo que queremos levá-los: da clareza do seu negócio e da possibilidade de traçar objetivos precisos com base nas informações atuais da sua fazenda.

Espero que tenham gostado.

Sigam nossa página no Instagram e curta o nosso post sobre o tema de hoje. Isso nos ajudará a saber se gostaram do nosso conteúdo. Caso tenham algum comentário, assuntos que queiram que tratemos aqui, podem nos enviar pelo Youtube, Instagram ou WhatsApp.

Tenham um bom dia e até a próxima.

Ouça “Episódio 7 – Rural Organiza – 4° Passo : Calculo de custo Hora maquina” no Spreaker.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOLICITAÇÃO DE CONSULTORIA

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar ou navegar neste site, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise. Para mais informações veja nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

CONTATO