7º Passo Para Uma boa Gestão Rural

Postado em 25 de junho de 2022

7º Passo Para Uma boa Gestão Rural

Olá! Sou Adriana Barcelos, sócia da empresa Rural Organiza, de Campos de Júlio – MT e estamos em nosso décimo episódio da série de podcasts com dicas sobre Gestão Rural.

O assunto de hoje será o 7º passo para se ter uma boa gestão rural: FAZER PREVISÕES DE DESPESAS E RECEITAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS – PELO MENOS, 3 ANOS PARA A FRENTE.

Agora que já estamos craques em anotar as despesas e receitas e acompanhar o nosso fluxo de caixa, vamos começar a brincar com os números.

Eu digo brincar, porque este é o momento de testarmos o que pretendemos fazer e olharmos a reação dos números no resultado.

Antes de continuarmos, eu gostaria de pedir que seguissem nossa página no Instagram e curtissem o nosso post sobre o tema de hoje. Isso nos ajudará a saber se gostaram do nosso conteúdo. Caso tenham algum comentário, assuntos que queiram que tratemos aqui, podem nos enviar pelo Youtube, Instagram ou WhatsApp.

Como você já tem o levantamento de toda a despesa mensal, para fazer as previsões de custo, lance em sua planilha as demais despesas em valores estimados, com base no seu histórico e acrescente mais uns 10% no valor de cada item a cada ano. Por que o acréscimo? Porque tudo tem reajuste de preço e também ajuda a abarcar alguma despesa não prevista. Isso diminui o erro da projeção.

Além das despesas mensais (tarifas bancárias, energia, folha de pagamento, internet, consórcios, telefone, parcelas de financiamentos, mensalidade do sistema de controle de dados, tributos – FGTS, INSS, supermercado), que já devem estar na sua planilha de fluxo de caixa, coloque os defensivos, os fertilizantes, os corretivos, as sementes, as despesas com aviação agrícola, consultorias, frete, armazenagem, diesel, manutenção de máquinas e veículos, seguros, ITR, IPVA, Licenciamento, DPVAT e parcelas anuais de financiamentos.

Não se preocupe tanto em ser exato, porque, com o tempo, você ficará mais familiarizado com os números e suas previsões serão cada vez mais próximas da realidade.

Mas já serve para você trabalhar o seu futuro, o futuro da sua fazenda. Feito a inclusão dessas despesas em datas futuras, você faz a inclusão das previsões de receitas, conforme histórico de produção e expectativa de venda. Pode-se utilizar a sua média de venda da última safra para iniciar esse trabalho.

Para a receita, eu costumo lançar apenas 70% dela. Por quê? Novamente, para cobrir eventual queda do preço da produção e possíveis despesas não previstas. Isso ajuda a deixar a projeção mais próxima da realidade.

Se tiver um resultado mais positivo que a previsão, será ótimo. Você poderá investir esse recurso em algum projeto que necessite em sua fazenda ou aplicação financeira ou outro tipo de investimento.

Se o resultado na realidade der negativo em relação à previsão, você vai rever as projeções dos anos seguintes e verificar onde você foi muito otimista ou se esqueceu algum detalhe.

É assim que a gente aperfeiçoa os nossos relatórios. Fazendo, analisando e alterando até chegar no ponto ideal.

Feito a inclusão das despesas futuras e das receitas futuras, você pode colocar na planilha as despesas de projetos que tenha em mente e analisar o resultado: se será possível realizá-lo ou se ainda terá que aguardar melhorar o caixa e executá-lo no ano seguinte.

Coloque, por exemplo, o compra de maquinário que esteja querendo comprar, o custo da construção de alguma benfeitoria, as despesas para abrir uma área ou até mesmo, as parcelas da compra de uma terra que esteja planejando efetuar.

Se o resultado não comportar o seu projeto, você tem várias alternativas: decidir esperar para melhorar o caixa, como já dito; tirar outra despesa para poder realizar esta (analise aqui o grau de necessidade, utilidade e urgência); buscar melhores preços na compra dos insumos e outras possibilidades.

Use a criatividade! Por isso digo: HORA DE BRINCAR com os números! É agora que temos que planejar como faremos. Podemos desenhar vários cenários para subsidiar nossa tomada de decisão!

Especialistas dizem que é importante sempre deixar em caixa 3 meses das despesas mensais e periódicas. Isso serve para lhe deixar com uma liquidez mediana e dar auxílio em eventual acontecimento inesperado. Tenha isso em mente quando for trabalhar as datas de vencimento das suas compras e as datas de recebimento das suas vendas.

Lembre-se: “THE CASH IS THE KING”, ou seja, “O CAIXA É O REI”.

Espero que tenham gostado.

Tenham um bom dia e até a próxima.

Ouça “Episódio 10 – Rural Organiza 7° Passo – Previsões de Custos e Receitas” no Spreaker.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOLICITAÇÃO DE CONSULTORIA

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar ou navegar neste site, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise. Para mais informações veja nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

CONTATO