2° Passo Para Uma Boa gestão Rural

Postado em 25 de junho de 2022

2° Passo Para Uma Boa gestão Rural

Olá! Sou Adriana Barcelos, sócia da empresa Rural Organiza, de Campos de Júlio – MT e estamos em nosso quinto episódio da série de podcasts com dicas sobre Gestão Rural.

Hoje, falaremos sobre o 2º Passo para se ter uma boa gestão rural, que é: ELABORAR O FLUXO DE CAIXA. De forma bem resumida, o fluxo de caixa é o acompanhamento da realização das despesas/contas a pagar, confrontando com a receita em caixa/previsão de receita.

Em qualquer negócio, onde se inclui o agronegócio, a organização financeira é fundamental. Nesse item, o fluxo de caixa entra como um instrumento básico de planejamento e controle financeiro.

Como elaborar um fluxo de caixa?

Inicie levantando todas as suas despesas recorrentes, ou seja, aqueles gastos que ocorrem todos os meses (água, energia, salário de funcionários, taxas bancárias etc) ou periodicamente (arrendamento, seguros, impostos etc). Coloque-as em ordem de data de vencimentos;

Depois, lance as despesas pontuais, mantendo a ordem pela data de vencimentos, finalizando o “contas a pagar”.

Na sequência, faça o levantamento do “contas a receber”. Aqui, você deve incluir ‘os valores a receber, já conhecidos ou facilmente estimados. A ordem da disposição das receitas deve ser por data de recebimento.

O resultado do total da soma do saldo inicial nas contas bancárias + as receitas (do contas a receber) menos o total das despesas (do contas a pagar) é o saldo disponível.

O objetivo dessa ferramenta é apurar e projetar o saldo disponível para que exista sempre capital de giro, ou seja, se terá dinheiro para pagar suas obrigações.

Por isso, a importância de se fazer registros diários das entradas e saídas. Faça a conciliação bancária, que é um importante momento para se verificar se foram realmente consideradas todas as receitas e despesas.

É importante projetar os pagamentos e recebimentos futuros. Seja sempre realista. O primeiro número que vem à cabeça geralmente é o mais correto, porque a nossa tendência se formos raciocinar muito é maquiar a situação real e isso pode prejudicar o planejamento.

Ao elaborar o fluxo de caixa, o produtor rural terá uma visão do presente e do futuro. É uma excelente ferramenta para avaliar a disponibilidade de caixa e a liquidez da propriedade rural.

No início do preenchimento do fluxo de caixa, surgirão dificuldades para elaborar o controle. Mas, em pouco tempo, poderão ser sentidas a enorme ajuda e importância de tomar as decisões com base em previsões de entrada e saída de recursos.

Você pode fazer simulações do resultado caso decida tomar uma certa decisão no presente, como contratar um custeio ou não, financiar uma máquina ou não. Coloque os valores em seu fluxo de caixa e veja o resultado no futuro.

Há vários modelos de fluxo de caixa disponíveis na internet. Opte pelos mais simples ou elabore o seu próprio modelo. Conforme for executando, você vai aprimorando as informações. O seu sistema de controle de dados também deve ser capaz de fornecer essas informações para você.

Espero que tenham gostado.

Sigam nossa página no Instagram e curta o nosso post sobre o tema de hoje. Isso nos ajudará a saber se gostaram do nosso conteúdo. Caso tenham algum comentário, assuntos que queiram que tratemos aqui, podem nos enviar pelo Instagram ou WhatsApp.

Tenham um bom dia e até a próxima.

Ouça “Episódio 5 – Rural Organiza- 2° Passo: O Fluxo de Caixa” no Spreaker.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOLICITAÇÃO DE CONSULTORIA

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar ou navegar neste site, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise. Para mais informações veja nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

CONTATO