Olá! Sou Adriana Barcelos, sócia da empresa Rural Organiza, de Campos de Júlio – MT e estamos em nosso segundo episódio da série de podcasts com dicas sobre Gestão Rural.
O tópico de hoje será “Gestão do Tempo”.
Uma forma bem simples de identificar se o seu esforço está sendo direcionado para as atividades mais rentáveis é seguindo os seguintes passos:
1º Passo – Liste as atividades principais da sua propriedade. Por exemplo:
✓ Produção de soja
✓ Produção de milho
✓ Criação de gado
✓ Produção de algodão
2º Passo – Qual é a atividade que gera mais valor?
Se está difícil identificá-la e enumerá-las em ordem, é um sinal de alerta.
Significa que precisa melhorar o seu sistema de coleta de informações.
É importante que utilize o mesmo indicador para todas as culturas. Um bom indicador é a lucratividade, que nada mais é do que o ganho efetivo que você obteve em um investimento. Para identificá-la, é preciso conhecer bem o custo da produção e a sua receita.
Um índice perigoso é a produtividade. Existe uma frase sobre isso: “A produtividade é um excelente servo, mas um péssimo senhor”. Quem fala muito isso é o Miguel Cavalcante, CEO da Beef Point.
3º Passo – Quanto tempo você tem gastado para cada atividade? Está na mesma ordem da que gera mais valor para a que agrega pouco lucro?
Se não estiver, deve-se repensar a sua rotina e estratégia de negócio. Priorize aquela que mais te dá retorno. Assim, conseguirá mais resultados, investindo menos do seu tempo.
Finalizo com uma passagem que também acredito muito: “Estar ocupado quase nunca é sinônimo de ser produtivo”.
Espero que tenham gostado.
Sigam nossa página no Instagram e curta o nosso post sobre o tema de hoje. Isso nos ajudará a saber se gostaram do nosso conteúdo. Caso tenham algum comentário, assuntos que queiram que tratemos aqui, podem nos enviar pelo Instagram ou WhatsApp.
Tenham um bom dia e até a próxima.